destaques

05-04-2024 Formação CAF em Barcelona

A ação de formação "CAF Success Decoded: Leadership Commitment and Agile Management", irá realizar-se de 22 a 24 de maio, em Barcelona. Esta formação é da responsabilidade do EIPA - Instituto Europeu de Administração Pública.

Saiba mais aqui.


05-04-2024 Reunião Correspondentes Nacionais CAF no EIPA, em Maastricht

Realizou-se no passado dia 20 de março, no EIPA - Instituto Europeu de Administração Pública, em Maastricht, a reunião semestral de Correspondentes Nacionais CAF.

Saiba mais aqui.


05-04-2024 Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • Tomada de decisão da liderança de topo na realização do processo de autoavaliação do AGEVC e renovação do reconhecimento de ECU;
  • Compromisso e envolvimento inequívoco da liderança e docentes e demais colaboradores em processos de mudança e de inovação pedagógica e organizacional;
  • Orientação do AGEVC para processos de mudança, com foco em metodologias de autoavaliação, escuta ativa e de proximidade dos alunos, numa lógica de melhoria dos serviços prestados/resultados dos alunos, promovendo a coesão e uma tomada de decisão participada.
  • Envolvimento, compromisso e o "cuidar" dos alunos, evidenciado pelos docentes e colaboradores não docentes do AGEVC em projetos de acompanhamento, mudança e melhoria, tendo presente que os resultados dos alunos são o reflexo da sua integração e acompanhamento em proximidade.
  • Integração da estratégia e do projeto educativo com metodologias de melhoria contínua.
  • Clima organizacional evidenciado no Agrupamento/Escolas, que vai além da obtenção de resultados individuais dos alunos e da organização.

Parabéns!

05-04-2024 Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos em Felgueiras distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • O Diretor e a sua equipa estão comprometidos e motivados com o processo de autoavaliação (AA);
  • A líder de projeto conhece profundamente o AE, tem formação e experiência de AA, designadamente no modelo CAF-Educação;
  • Foi definido um plano de comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi possível consultar o dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF-Educação;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto;
  • O AE demonstra estar no nível de maturidade no domínio da "orientação para os resultados", tendo definidos objetivos e resultados esperados, implementando mecanismos de monitorização e avaliação do seu cumprimento.

Parabéns!


22-12-2023 CAF apoia a implementação do Espaço Administrativo Europeu (ComPAct)

No passado dia 27 de novembro, na reunião de Diretores Gerais da Administração Pública, da EUPAN em Madrid, a Diretora do Centro Europeu de Recursos CAF, Gracia Vara Arribas, apresentou uma visão geral da importância do Espaço Administrativo Europeu (ComPAct) para a rede CAF. Saiba mais aqui.

28-09-2023 Mesa redonda do EIPA no dia 3 de outubro/23.

No próximo dia 3 de outubro, o EIPA irá realizar uma Mesa redonda sobre o tema "Bringing Knowledge into Action: Ways to increase learning in public organisations with CAF".

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Saiba mais aqui

11-07-2023 Instituto Politécnico de Santarém distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Politécnico de Santarém foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • Tomada de decisão da liderança de topo na realização do processo de autoavaliação institucional e de restruturação organizacional;
  • Compromisso e envolvimento da liderança em processos de mudança e inovação organizacional;
  • Orientação da organização para processos de mudança, com foco em metodologias de autoavaliação e numa lógica de melhoria contínua dos serviços;
  • Clima organizacional evidenciado e envolvimento dos colaboradores.

Parabéns!

15-05-2023 Lições sobre a utilização da CAF incluindo uma experiência de escola portuguesa – estudo da OCDE

Durante a crise pandémica COVID 19 as organizações do setor público, foram obrigadas a adaptar-se a novas circunstâncias num curto espaço de tempo. O documento "More resilient public administrations after COVID 19 - Lessons from using the Common Assessment Framework (CAF) 2020" da OCDE, fornece uma análise abrangente das respostas e adaptações das organizações do setor público à pandemia, a partir da experiência de 11 organizações públicas, de Estados-Membros da UE, que aplicaram o modelo CAF.
Uma escola portuguesa - Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia - foi uma das organizações participantes neste estudo da OCDE.


As principais lições aprendidas referem o seguinte:
- o alto comprometimento demonstrado pelas pessoas que compõem as organizações públicas, nomeadamente o seu bem-estar pessoal, o qual está diretamente relacionado com a resiliência organizacional;
- a liderança eficaz é fundamental para qualquer resposta a crises e para a construção de uma cultura de confiança e de trabalho em equipa;
- processos de planeamento estratégico ágeis e robustos permitiram, durante a pandemia, que as organizações ajustassem as suas estratégias em ambientes voláteis e alcançassem os benefícios esperados para os cidadãos e outras partes interessadas;
- a utilização do online durante a COVID 19, veio demonstrar a importância e necessidade de acelerar a digitalização dos processos nas organizações do setor público e respetiva regulamentação, segurança e recursos digitais;
- a pandemia também veio demonstrar o valor das parcerias para se conseguir dar respostas a desafios e circunstâncias imprevistos;
- o foco nos resultados, apoiados em evidências sólidas, incluindo dados rigorosos e oportunos, ajudaram as organizações do setor público a tomar decisões informadas e a permanecerem eficazes, e a reagir durante a crise.

Consulte aqui o documento

21-03-2023 Ação de Formação sobre a CAF a realizar em Barcelona. EIPA

A ação de formação "Quality of Public Administration with CAF - A Toolbox for Top Performance", irá realizar-se de 13 a 15 de junho, em Barcelona. Esta formação é da responsabilidade do EIPA - Instituto Europeu de Administração Pública.

+ info

31-01-2023 Agrupamento de Escolas de Arganil - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Arganil foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • Compromisso e envolvimento da liderança de topo;
  • Utilização das tecnologias para a partilha de informação e documentação entre a equipa de Autoavaliação e disseminação das principais conclusões;
  • Maturidade nos oito Princípios Fundamentais de Excelência.

Parabéns!

07-09-2022 Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Concluído o procedimento de avaliação externa coordenado pela DGAEP, os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foram reconhecidos pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção “Effective CAF User".

Parabéns!

21-07-2022 Primeiras conclusões sobre a resiliência das organizações através da CAF (estudo OCDE)

No passado dia 24 de junho realizou-se, em Bruxelas, um workshop de discussão do Projeto financiado pela DG Reform e desenvolvido pela OCDE: “Strengthening the Resilience of Public Administration after COVID 19 with CAF”, no qual são analisados 11 estudos de caso para averiguar como as organizações do setor público reagiram e adaptaram-se ao COVID 19 e qual o impacto da CAF neste processo. 

Neste Workshop foram discutidas diversos tópicos, relacionados com a preparação e adaptação de estratégias, prioridades e práticas para a crise, com representantes dos estudos de caso, oradores e investigadores das instituições, responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto, bem como Correspondentes Nacionais da CAF (a representante da DGAEP também esteve presente). Os participantes tiveram também oportunidade de refletir e exercitar, numa sessão dinamizada pelo OPSI/OCDE,  como as respetivas organizações públicas nacionais desenvolveram, ou poderiam ter adotado, práticas inovadoras no contexto da crise COVID 19.  

Consultar aqui o programa do workshop 


Os 11 casos objeto de estudo, provenientes de onze Estados Membros da EU, são os seguintes: 

Women’s Service of the City of Vienna (Serviço das Mulheres da Cidade de Viena - Áustria)

National Office of Employment of Belgium ( Departamento Nacional de Emprego da Bélgica)

Sofia Regional Health Inspectorate (Inspeção Regional de Saúde de Sófia – Bulgária)

Croatian Pension Insurance Institute (Instituto de Seguro de Pensões da Croácia)

Municipality of Thessaloniki (Município de Thessaloniki - Grécia)

Italian Space Agency (Agência Espacial Italiana)

Lubuskie Voivodship Office (Departamento governamental da província de Lubuskie – Polónia)

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia (Portugal)

Ministry of Environment, Slovak Republic (Ministério do Ambiente – Eslováquia)

Agency of the Republic of Slovenia for Agricultural Markets and Rural Development, Slovenia (Agência da República da Eslovênia para os Mercados Agrícolas e o Desenvolvimento Rural - Eslovénia)

Madrid Salud (Departamento de saúde pública da comunidade de Madrid)


As primeiras conclusões, retiradas dos 11 estudos de caso e da discussão entre os participantes no Workshop, relativamente à resiliência e o uso da CAF, são as seguintes:

O foco, a longo prazo, na CAF fortalece a resiliência; 

A administração pública tem demonstrado agilidade (com ou sem existência de planos de crise);

Valorizar e envolver o pessoal (==> flexibilidade, solidariedade, auto-organização, carga de trabalho, tarefas, bem estar... );

O teletrabalho flexível é eficaz e eficiente;

Uma liderança consciente estabelece as bases para a resiliência (==> cultura de abertura, confiança, diálogo, trabalho em equipe, responsabilidade e inovação);

A gestão de processos é um facilitador para a rápida adaptação dos serviços;

Parcerias e colaborações de longo prazo, que funcionem bem, trazem vantagens; 

Levar em consideração o fator humano na digitalização;

Sem a digitalização, as operações e serviços não poderiam ter sido mantidos (por exemplo, teletrabalho, adaptação de serviços, etc.);

Não descurar a monitorização e o controle em momentos de crise (para garantir o Estado de Direito e o uso eficiente dos recursos);

Foram desenvolvidos imediatamente novos formatos de tomada de decisão, os quais devem ser prosseguidos (grupos de trabalho, grupos de trabalho transversais...);

Os regulamentos legais precisam de mais tempo e atrasam as adaptações organizacionais (os planos de emergência e mecanismos de coordenação existentes são uma base valiosa para melhor lidar com as crises, MAS...)

Necessidade de pensamento estratégico e prospetivo, antecipação de possíveis crises e preparação de procedimentos de emergência. 


Para mais informações sobre as conclusões preliminares dos estudos de caso consultar aqui


15-06-2022 Escola Secundária Adolfo Portela - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Escola Secundária Adolfo Portela - Águeda foi reconhecida pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • Compromisso da gestão de topo com o desenvolvimento do projeto de autoavaliação; 
  • Composição das equipas de Autoavaliação, assegurando a representatividade das partes interessadas e dos diversos grupos de colaboradores; 
  • Clareza e profundidade do Relatório de Autoavaliação e do Plano de Melhorias;
  • Impacto percecionado da melhoria promovida pelo desenvolvimento do PM. 

 Parabéns!


15-06-2022 Serviços Centrais da Universidade de Aveiro - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, os Serviços Centrais da Universidade de Aveiro foram reconhecidos pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • Foco na gestão por processos; 
  • Foco na melhoria e nos resultados; 
  • Power BI como recurso de informação e gestão. 

 Parabéns!


12-05-2022 Seminário CESOP-Local dedicado ao tema da CAF na Administração Local

No passado dia 28 de abril (pelas 15h) a DGAEP participou no ciclo de Seminários CESOP-Local Inovação e Desenvolvimento Local, dedicado ao tema "Alto desempenho da Administração Local: O ponto de partida com a CAF".

Neste seminário, as representantes da DGAEP, com o tema "20 anos da CAF: Evolução e Aplicabilidade", e o Coordenador do Índice de Desempenho Municipal do CESOP-Local apontaram para um possível caminho para alcançar o alto desempenho na administração local.

A Câmara Municipal de Águeda e as Águas de Coimbra, EM, partilharam a sua experiência e boas práticas na implementação do modelo CAF.

A DGAEP é parceira do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do projeto "Territórios Sustentáveis", que tem por objetivo o desenvolvimento do Índice de Desempenho Municipal, que pretende aferir a sustentabilidade e desempenho dos municípios através do Modelo CAF.

Aceda à gravação da sessão aqui.


25-02-2022 Resultados do questionário no âmbito do projeto Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF

A DGAEP está a participar no projeto conjunto da OCDE e UE (Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF). Este projeto pretende analisar de que forma as organizações do setor público, nos Estados Membros, lidaram com os efeitos da crise pandémica, nomeadamente através da partilha de práticas desenvolvidas e inovadoras, que surgiram para dar resposta a este problema e aumentar a resiliência das organizações.

Os primeiros resultados do projeto, que foram apresentados a 3 de fevereiro, incluem as respostas ao questionário lançado a nível europeu, de 174 organismos de 23 países.  Os resultados evidenciam a utilidade da CAF, referindo que os utilizadores CAF estão mais preparados para se adaptarem a novas situações. Os critérios CAF, que mais se destacaram no período em análise, foram principalmente: "Pessoas" e "Processos". Como prioridades, de longo prazo, foram referidas a digitalização, a inovação, a gestão da força de trabalho e a resiliência, as quais mudaram comparativamente com as prioridades pré-crise COVID. De acordo com as respostas, as organizações ao nível local tiveram maior dificuldade de preparação e adaptação. Cerca de 2/3 dos respondentes espera que novas práticas de trabalho possam ter impacto positivo na sustentabilidade e na pegada climática da organização.

14-02-2022 Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. (CHBV) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • Empenho da liderança no processo;
  • Existência de um departamento da qualidade que pode acompanhar processos de certificação e de melhoria;
  • Perceção pelos implicados de que o relatório de AA retrata bem a sua área funcional;
  • Qualidade global do processo de auto-avaliação com a CAF.
Parabéns!


20-01-2022 Responsabilidade Social da DGAEP- formação sobre CAF Educação para S. Tomé e Príncipe

A DGAEP está a desenvolver um projeto de apoio técnico gratuito, no âmbito do modelo CAF Educação, à Inspeção-Geral da Educação de S. Tomé e Príncipe, no quadro das iniciativas de Responsabilidade Social que esta Direção Geral se propôs realizar no seu Plano de Gestão 2021. Este apoio técnico inclui a capacitação de 11 Inspetores de São Tomé e 3 da Região Autónoma do Príncipe, sendo prestado à distância com recuso à plataforma Teams e tem a duração de 12 horas com componente teórica e prática.

A Inspeção-Geral da Educação, organismo central do Ministério da Educação e Ensino Superior de S. Tomé e Príncipe, encontra-se, desde 2018, a acompanhar e apoiar a implementação de um projeto piloto de autoavaliação de escolas, tendo sentido dificuldades por se tratar de um processo novo naquele arquipélago e não disporem de um modelo para a respetiva implementação.

DGAEP articulou também com a Inspeção-Geral da Educação e Ciência nacional, explorando-se a possibilidade de manter e alargar este apoio à sua homóloga de S. Tomé e Príncipe, no âmbito do processo de autoavaliação das escolas.

Foto formação São Tomé e Principe


Foto formação São Tomé e Principe


Foto formação São Tomé e Principe

17-01-2022 Programa Simplex 20-21- “Ferramenta de avaliação 360º online”

No âmbito do Programa Simplex foi desenvolvido um modelo de questionário que permite realizar uma avaliação das competências de liderança dos dirigentes dos serviços públicos, no âmbito da avaliação do desempenho 360º.

Este modelo de questionário pode ser utilizado pelos diferentes serviços e organismos, de forma voluntária, no âmbito dos processos de autoavaliação organizacional com o modelo CAF, de  avaliação de desempenho dos dirigentes (SIADAP 2) ou ainda para diagnosticar o "gap" de competências de liderança na organização e suprimir os eventuais desvios detetados.

Aceda ao modelo de questionário em materiais de apoio\outros materiais complementares.

29-12-2021 Nova ferramenta CAF: Matriz CAF-PSLC-OCDE

Conheça a nova ferramenta CAF, que foi desenvolvida com o objetivo de dar a conhecer e/ou aplicar a Recomendação sobre Liderança e Competência da Função Pública (PSLC) da OECD, através do processo de correspondência entre os Princípios da Recomendação e os Critérios da CAF.

Aceder à Ferramenta CAF

23-12-2021 Revisão da CAF Educação em debate no EIPA

O webinar - EIPA in conversation with.. - decorreu no dia 18 de novembro e foi dedicado ao tema "A revisão da CAF Educação e os desafios para as organizações de ensino e formação na pós-pandemia". Recorde-se que se encontra em curso a revisão da CAF Educação (versão de 2013). 

Nesta sessão, de cerca de uma hora, foram debatidos os seguintes pontos-chave:  

- A CAF ajudou a superar os desafios enfrentados durante a crise da COVID19;
- Quais as boas práticas que foram implementadas pelas instituições;
- Quais foram as lições aprendidas para melhor gerir e preparar a próxima crise.

O debate contou com a participação da vice-presidente do ISCSP Profª Isabel Soares no painel de oradores.

Consulte:

17-12-2021 Instituto da Segurança Social (ISS) - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto da Segurança Social ?(ISS) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • A decisão do desenvolvimento do projeto de Autoavaliação, baseado no modelo CAF, partiu do Conselho Diretivo, tendo sido envolvidos na decisão as lideranças intermédias e os diretores dos Centros Distritais; 
  • Foi definido um plano de comunicação, contemplando a divulgação das diversas etapas; 
  • Foi promovida a divulgação, nas diversas etapas do processo de autoavaliação, junto dos colaboradores, através da intranet e de canais internos;
  • As equipas integram colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e funções, procurando-se a representatividade de categorias e funções, incluindo lideranças, técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais;
  • O relatório final reflete as evidências e os contributos recolhidos de todos os serviços;
  • O relatório final cobre todos os subcritérios do modelo, indicando pontos fortes, áreas de melhoria e pontuação;
  • Existem evidências de um claro compromisso com o desenvolvimento da totalidade do Plano de Melhorias;
  • Existem evidências de maturidade ao nível dos princípios da gestão da qualidade total.

Parabéns!

26-11-2021 IV encontro Nacional da CAF | 17 de novembro | Apresentações e gravação


Estão disponíveis as apresentações e gravação do IV Evento Nacional da CAF, que decorreu no passado dia 17 de novembro.


IV Evento Nacional da CAF

23-11-2021 Agência para a Modernização Administrativa (AMA) - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • Compromisso da liderança de topo com o processo de autoavaliação organizacional face aos objetivos fixados a jusante e tendo em consideração o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.
  • Envolvimento da EAA e demais colaboradores da organização na implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias.
  • A cultura organizacional - disponibilidade e partilha de experiências vivenciadas na implementação do projeto CAF, bem como, do conhecimento e práticas organizacionais.
  • Orientação do AMA para a simplificação, atendimento, capacitação, transformação digital no âmbito da modernização administrativa com foco nos clientes e com a identificação de diferentes tipologias de público-alvo/cidadãos/cliente. A nível interno de realçar a cultura de partilha promotora do desenvolvimento organizacional, através da utilização de metodologias de autoavaliação organizacional, desmaterialização, inovação, gestão da qualidade, segurança e sustentabilidade

Parabéns!

15-11-2021 Convite à participação no inquérito sobre a resiliência da Administração Pública com a CAF - Projeto OCDE-UE-EIPA

O presente inquérito, decorre no âmbito de um projeto conjunto UE-OCDE- EIPA, destinado a avaliar a utilização do modelo CAF nas respostas das organizações do sector público à crise da COVID-19.

Os resultados do inquérito serão utilizados para identificar as principais tendências e boas práticas que podem servir para reforçar a resiliência das organizações públicas, face a futuros choques, e avaliar o papel da CAF.  

Quem pode pode participar no inquérito: qualquer organização utilizadora do modelo da CAF ou CAF Educação, designadamente utilizadora desde 1 de Janeiro de 2012; organizações que planeiam utilizar a CAF num futuro próximo

Tempo para preenchimento: 30 minutos

Prazo: 19 de novembro

Dúvidas: v.menegatto@eipa.eu

Divulgação de resultados preliminares: início de 2022

Aceder ao inquerito: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZ1yI2iJCbGP5Rf0a5-L0VWikiD6xiR0M7PG1NfeQ26u593w/viewform

A sua participação é importante!

 

 

10-11-2021 IV Encontro Nacional da CAF – 17 de novembro em formato online

Passados três anos, desde o último Evento em formato presencial, é com muita satisfação que a DGAEP anuncia a organização do IV Encontro Nacional da CAF no dia 17 de novembro, desta vez online, subordinado ao tema: "A CAF e a resiliência das organizações públicas." 

O Encontro é composto por sessões plenárias (manhã) e sessões paralelas (tarde), onde serão apresentados casos práticos e projetos relacionados com a CAF, promovendo a partilha de diferentes abordagens na aplicação do modelo, tendo em conta diversos contextos organizacionais e sectoriais.

A participação no Encontro é gratuita, mas o registo é obrigatório e deverá ser efetuado antes do inicio do evento através do link: https://dgaep.webex.com/dgaep-pt/onstage/g.php?MTID=e24e2d1a881929df91edc670674a6f2fa

Consulte o programa do Encontro.

Contamos com a sua participação!

21-10-2021 Fundação do Desporto - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Fundação do Desporto, viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • Alinhamento do propósito do projeto com outras entidades do setor do desporto e juventude e sinergias reforçadas neste âmbito.
  • Autoavaliação (AA) com o modelo CAF enquadrada numa candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), o que comprometeu os diversos órgãos sociais com a prossecução da autoavaliação e plano de melhorias, apesar de alteração de órgãos sociais no início de 2020.
  • Líder da equipa de autoavaliação muito empenhado na realização de um exercício potenciador de melhorias.
  • Compromisso do atual Conselho de Administração com a implementação do PM, apesar de não ter sido responsável pelo lançamento do projeto.
  • Capacidade de concluir o exercício de autoavaliação e melhoria apesar da redução drástica de recursos humanos afetos ao projeto e das circunstâncias atípicas provocadas pelas medidas adotadas pelo Governo para gerir a propagação do vírus respiratório Sars-Cov 2.
  • Plano de Melhorias ambicioso com impacto em vários processos organizacionais.
  • Procura de oportunidades e não apenas de medidas corretivas para problemas identificados pela equipa de autoavaliação.

Parabéns!?

21-10-2021 Instituto Português do Desporto e Juventude - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) , viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • ??Compromisso da liderança de topo com o processo de autoavaliação organizacional face aos objetivos fixados e quanto ao bem-estar e satisfação dos colaboradores;
  • Envolvimento e empenho evidenciado pela EAA e demais colaboradores da organização na implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias;
  • A cultura organizacional evidenciada - empenho, disponibilidade e partilha de experiências vivenciadas na implementação do projeto CAF, bem como, do conhecimento e práticas organizacionais;
  • Orientação do IPDJ para a modernização administrativa e desenvolvimento organizacional, através do foco na utilização de metodologias de autoavaliação organizacional, desmaterialização, gestão da qualidade e de compromisso com as diferentes tipologias de público-alvo ou de cidadãos/clientes.

Parabéns!?

21-10-2021 Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto - reconhecimento externo "Effective CAF User

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Núcleo de Apoios Diretos dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico e do Porto (SASIPP), viram reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • ??Compromisso e envolvimento da liderança de topo no processo de autoavaliação organizacional;
  • Envolvimento, empenho e regozijo evidenciado pela EAA e demais colaboradores na organização e implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias;
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, disponibilidade e partilha dos colaboradores sobre o projeto CAF, bem como do conhecimento e práticas organizacionais;
  • Compromisso da liderança quanto aos objetivos fixados e ao bem-estar e satisfação dos colaboradores:
  • Orientação da SAS P.Porto para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação, gestão da qualidade e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de aprendizagem e melhoria do serviço prestado.

Parabéns!?

23-02-2021 Direção-Geral do Orçamento – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Direção-Geral do Orçamento (DGO), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta Direção-Geral:

Envolvimento da Direção de topo na coordenação dos trabalhos e no acompanhamento direto das várias ações de melhoria;

  • Equipa de autoavaliação empenhada, autodidata e rigorosa na pesquisa de evidências, bem como na análise da organização com base nos critérios do modelo CAF;
  • Celeridade na realização do exercício;
  • Plano de Melhorias ambicioso e com impacto em todas as unidades orgânicas da DGO;
  • Plano de Melhorias gerador de confiança no processo de autoavaliação uma vez que contém inúmeras ações com impacto direto no bem-estar dos colaboradores ou nos processos em que estes estão envolvidos;
  • Comunicação constante sobre o processo de autoavaliação e seus resultados junto dos colaboradores e dirigentes;
  • Forte impulso na gestão por processos, em particular, através da ferramenta construída para o efeito;
  • Forte apreensão do conceito de gestão com base no ciclo PDCA, não só pela equipa de autoavaliação, como também pela organização. Carecendo de avaliação mais detalhada, poderá esta apreensão resultar da ferramenta CAF 2.0 utilizada no diagnóstico, a qual procurou, entre outros, dar resposta a uma dificuldade habitualmente sentida pelas equipas de autoavaliação na análise dos processos com base no ciclo PDCA;
  • Forte investimento em ações de benchlearning com entidades externas na procura de boas práticas, o que constitui uma forma de potenciar a inovação.

Parabéns!


04-02-2021 Fórum digital "Towards Public Administration Reform and European Integration" - 17 fevereiro, 9h00-17h00 (CET)

Este Fórum digital sobre a CAF, organizado pelo Centro CAF do KDZ (Centro de Investigação em Administração Pública austríaco), pretende reunir especialistas, académicos e todas as pessoas interessadas na área da qualidade e gestão da mudança no sector público para celebrar o 20º aniversário do modelo CAF (Common Assessment Framework).

Neste Fórum serão abordados tópicos como:

  • Introdução à nova versão CAF2020
  • Apresentação de uma nova publicação  " Transforming Public Administration with CAF"
  • O futuro da CAF

A inscrição é gratuita.

Para mais informações sobre a inscrição, agenda e oradores:

https://hopin.com/events/caf-2020-towards-public-administration-reform-and-european-integration#booths

A conferência será realizada online através da ferramenta Hopin. Para esclarecer alguma dúvida remeter para parzer@kdz.or.at 

15-01-2021 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Reconhecimento Externo Effective CAF User

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

Parabéns!


15-01-2021 SAS Universidade do Porto – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição de ensino superior:

  • O Diretor dos SASUP está comprometido com o processo de autoavaliação (AA);
  • O gestor de projeto e a coordenadora da equipa de AA têm formação e experiência de AA, conhecendo profundamente os SASUP;
  • A equipa de AA definiu um Plano de Comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi constituído um dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto.

Parabéns!


15-01-2021 Universidade Aberta – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Universidade Aberta (UAb), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição de ensino superior:

  • Compromisso da gestão de topo com a melhoria;
  • Partilha de uma cultura de avaliação nos diversos níveis da UAb;
  • A existência de um serviço dedicado à qualidade (Gabinete de Planeamento, Avaliação e Qualidade) que aparenta ter não só as competências necessárias mas acima de tudo o suporte institucional para desenvolver ações de suporte aos agentes de auto-avaliação;
  • Constituição de equipas de auto-avaliação heterogéneas e atribuição de área/critério a pessoas que não têm relação com essa área/critério.

Parabéns!


11-09-2020 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta Direção-Geral:

  • O objetivo inerente ao processo de melhorar a articulação interna e de harmonizar procedimentos foi cumprido através de um conjunto diversificado de ações (alinhamento estratégico, manuais de processos, FAQs, sistema de atendimento);
  • As equipas de coordenação e de autoavaliação foram bem escolhidas pois foi notório o entusiasmo sentido entre os participantes entrevistados no dia da visita;
  • Os dirigentes e as equipas de autoavaliação foram capacitadas com as competências necessárias para o processo de autoavaliação e melhoria;
  • Adoção de metodologias complementares para enriquecimento do diagnóstico: inquéritos de satisfação aplicados a cidadãos/clientes e organismos/clientes, entrevistas a dirigentes por parte das equipas de autoavaliação e focus group com os Diretores dos Serviços Regionais e a Diretora Geral (em funções à data).

Parabéns!


11-09-2020 Serviços de Ação Social da Universidade do Minho – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, os SAS da Universidade do Minho obtiveram o reconhecimento do seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nestes serviços:

  • Compromisso e envolvimento da liderança de topo no processo de autoavaliação institucional;
  • Empenho evidenciado pelas EAA (durante a implementação da CAF e no acompanhamento das ações de melhoria);
  • Envolvimento e compromisso dos colaboradores na organização e implementação do projeto CAF;
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, disponibilidade e partilha dos colaboradores com o projeto CAF;
  • Compromisso da liderança quanto ao bem-estar dos colaboradores e ao seu grau de satisfação;
  • Orientação da SASUM para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de melhoria contínua.

Parabéns!


08-07-2020 Serviços públicos de Cabo Verde – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

No âmbito dos programas de apoio ao desenvolvimento nasceu o projeto: "Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF)" que contou com o apoio técnico da ONUDI/ONU (e da DGAEP como parceira) e financiamento da União Europeia (UE).

Além de outras iniciativas de capacitação e promoção do modelo, foi desenvolvido um projeto-piloto de aplicação da CAF que culminou com a distinção "Effective CAF User" de seis entidades, consideradas relevantes para a melhoria do ambiente de negócios:

À semelhança do que já acontece em diversos países europeus, os utilizadores da CAF de Cabo Verde viram os seus esforços reconhecidos através do acesso ao Processo de Feedback Externo da CAF (conhecido pela sigla inglesa PEF). Este Processo de reconhecimento, que foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho da CAF da rede EUPAN da UE, visa fornecer aos utilizadores da CAF um feedback qualitativo sobre a aplicação do modelo, reconhecendo, assim, os esforços efetuados pela organização para fomentar uma cultura de qualidade através da utilização da CAF, bem como através da respetiva distinção "Effective CAF User".

Parabéns!

20-04-2020 Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Agrupamento de Escolas:

  • Compromisso da gestão de topo com o desenvolvimento do projeto de autoavaliação;
  • Formação da equipa no âmbito do modelo CAF-Educação;
  • Clareza do Relatório de Autoavaliação e do Plano de Melhorias;
  • Impacto percecionado da melhoria promovida pelo desenvolvimento do PM.

Parabéns!

09-01-2020 Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Instituto Público:

  • Forte empenho da gestão de topo e da equipa de projeto e de autoavaliação, bem como de outros/as trabalhadores/as contactados durante a visita, no processo de melhoria contínua do LNEC;
  • Elevada maturidade intelectual e rigor técnico na implementação da CAF;
  • Capacidade para recorrer a aspetos inovadores na implementação da CAF;
  • Preocupação com o reporte regular de resultados, sobretudo na fase final do projeto. 

Parabéns!

08-01-2020 Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, em Felgueiras,  viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Agrupamento de Escolas:

  • O Diretor está comprometido com o processo de autoavaliação (AA);
  • A líder de projeto tem formação e experiência de AA, conhecendo profundamente o AE;
  • A equipa de AA definiu um Plano de comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi constituído um dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF-Educação;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto;
  • O AE demonstra estar no nível de maturidade no domínio da "orientação para os resultados", tendo definidos objetivos e resultados esperados, implementando mecanismos de monitorização e avaliação do seu cumprimento;
  • Os documentos estruturantes são entendidos de forma dinâmica, sendo avaliados e reestruturados ciclicamente, procurando refletir a auscultação dos alunos e das famílias, revelando maturidade no domínio da "focalização no cliente".

Parabéns!

13-12-2019 Nova versão CAF 2020

A nova CAF 2020, e quinta versão do modelo, foi desenvolvida num processo interativo e colaborativo no âmbito da Rede dos Correspondentes CAF e do EIPA.  

A CAF 2020 foi concebida para proporcionar uma visão europeia para a boa governação e excelência nas organizações do setor público com o foco nos desafios atuais, que se colocam às organizações públicas: a digitalização, agilidade organizacional, sustentabilidade, diversidade e inovação.

As principais alterações apresentam-se de forma resumida:

  • Estrutura do modelo manteve-se - 9 Critérios, 28 Subcritérios - apenas com alterações na redação de alguns dos títulos dos subcritérios (consultar anexo com tabela comparativa CAF 2020 vs CAF 2013);
  • Exemplos, que constituem cada subcritério e que ilustram as boas práticas para as organizações do setor público, foram todos revistos, simplificados e o seu número foi reduzido (passou para 200)
  • Glossário foi atualizado e o texto do Sistema de Pontuação da CAF foi revisto, para uma melhor clarificação, e também foi introduzido um capitulo sobre o Processo de Feedback Externo da CAF (PEF)

Já se encontra disponível a versão original (em Inglês) e no inicio do próximo ano a DGAEP inicia as atividades de promoção da nova versão, ao nível nacional, designadamente:

  • Tradução portuguesa do Manual CAF 2020
  • Criação de novos materiais de apoio ao utilizador
  • Sessões informativas sobre as alterações ao modelo
  • Outras iniciativas que oportunamente serão divulgadas

Consulte a CAF 2020

Mantenha-se atualizado sobre as novidades através do nosso site e no Facebook da DGAEP

22-11-2019 AD&C – RECONHECIMENTO EXTERNO “EFFECTIVE CAF USER”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF na AD&C:

  • Compromisso da liderança de topo no processo de autoavaliação institucional.
  • Abordagem estratégica na fundamentação do processo.
  • Constituição e empenho das Equipas de Autoavaliação A multidisciplinares e outras equipas/colaboradores da AD&C.
  • Envolvimento e compromisso dos colaboradores na organização e implementação do projeto CAF.
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, autenticidade, disponibilidade e partilha dos colaboradores sobre o projeto CAF realizado.
  • Compromisso da liderança quanto ao bem-estar dos colaboradores e ao seu grau de satisfação.
  • Orientação da AD&C para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de melhoria contínua.

Parabéns AD&C!

22-11-2019 Apresentação do Projeto CAF 2.0 na Oficina”LabX

A DGAEP participou na 5.ª OFICINA LabX  - sessão de partilha de experiências sobre o desenvolvimento de projetos em ambiente experimental, com a mentoria do Lab-X - tendo apresentado a abordagem do Projeto CAF 2.0

Para conhecer estes projetos sugere-se a consulta do Relatório de Progresso que contem informação sobre a atividade do Lab-x, em particular os projetos experimentais terminados e em curso, ações de capacitação, as mentorias, constituindo um interessante reporte informativo sobre a abordagem do Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

Cartoon ilustrativo do projeto CAF 2.0 apresentado na Oficina@ (pág 31)

 

13-11-2019 Melhorar a gestão das organizações públicas através da CAF 2020

A nova CAF 2020 é a quinta versão do modelo Common Assessment Framework, o qual foi lançado em 2000 e constitui a primeira ferramenta europeia de gestão da qualidade especificamente adaptada e desenvolvida para o setor público. A CAF é um modelo geral, simples e acessível para todas as organizações da Administração Pública, que permite analisar todos os aspetos da excelência organizacional e que introduzir uma cultura de melhoria contínua

A nova versão CAF2020 corresponde a uma revisão do modelo, procurando dar resposta aos desafios que se colocam hoje à gestão pública: a digitalização e inovação, a agilidade, a sustentabilidade e a diversidade.

Esta nova versão é o resultado da intensa colaboração entre os Correspondentes Nacionais da CAF dos Estados Membros da União Europeia, dos quais um grupo mais restrito realizou a principal tarefa de rever a CAF, entre os quais Portugal.

Depois de aprovada formalmente pelos diretores Gerais da Rede EUPAN a DGAEP irá traduzir a brochura e criar novos materiais de apoio, bem como promover sessões informativas sobre o modelo CAF e workshop de atualização para utilizadores da CAF.

Daremos mais noticias sobre este tópico na e-news da DGAEP e página da CAF. Mantenha-se atento/a!

21-10-2019 Realizou-se a reunião dos Correspondentes Nacionais da CAF, em Helsínquia, no âmbito da Presidência Finlandesa da EU

A reunião realizou-se nos dias 1 e 2 de outubro em Helsínquia, onde estiveram representados 20 Estados Membros e a ReSPA, enquanto observador, e  o Instituto Europeu de Administração Pública  EIPA, que coordenou.

Desta reunião, entre outros assuntos, destaca-se o seguinte:

- finalização da nova versão CAF2020 para apresentação e aprovação na reunião dos Diretores Gerais da rede EUPAN em novembro, a decorrer em Helsínquia nos dias 28 e 29 de novembro;

Relembre-se que as alterações introduzidas na nova versão do modelo CAF 2020, incidiram principalmente nos exemplos que integram cada subcritério, com foco nos desafios que se colocam às organizações públicas:

  • a digitalização na organizações e na gestão de recursos humanos;
  • a agilidade e a inovação;
  • a sustentabilidade e os ODS como princípios fundamentais na gestão pública;
  • a gestão da diversidade (idades/gerações, género, etnias, etc)   

- foram recolhidas propostas, através de três sessões de Learning Lab, com vista à elaboração de um Plano de Ação, sobre:

  • "atividades de marketing da CAF 2020" para UE/OCDE, ao nível nacional e a utilidade dos media sociais, redes e web neste propósito;
  • "linhas de orientação para melhorar as organizações através da CAF - 10 passos" onde foram discutidos os aspetos que deviam ser melhorados;
  • "processo de feedback externo (PEF)" onde também se abordaram os pontos que poderiam ser melhorados  neste processo de reconhecimento externo.

A reunião finalizou com o representante da Croácia a apresentar os próximos passos da respetiva presidência (1º semestre 2020) , tendo anunciado que a próxima reunião da CAF decorrerá em Zagreb.

16-08-2019 Toolkit para serviços públicos – técnicas úteis para usar nos projetos de implementação da CAF

A AMA desenvolveu um Toolkit para Serviços Públicos Centrados no Cidadão onde são apresentadas, e demonstradas na prática, algumas técnicas usadas nos projetos do LabX, cuja abordagem metodológica consiste em investigar, cocriar (ou conceber) e experimentar.

No âmbito do processo de autoavaliação, com base na CAF, podem ser usadas algumas destas técnicas, que ajudem, por um lado, a organizar sessões estruturadas com partes interessadas e, por outro, na geração de ideias inovadoras para resolver os problemas (pontos fracos) que foram identificados no diagnóstico.

Deste Toolkit destacamos algumas técnicas que podem ajudar os utilizadores da CAF:

DIAGRAMA DE AFINIDADES (para agrupar um grande número de informação ou ideias em grupos conforme a afinidade que demonstram entre si e, assim, criar conhecimento coletivo sobre os dados do projeto em curso).

DIAGRAMA DE EQUIPA (ferramenta para desenvolver alinhamento dentro das equipas de trabalho).

COMO PODEMOS NÓS... (técnica para enquadrar um problema e formular hipótese/s para o resolver. Permite iniciar de forma estruturada atividades de brainstorming e constitui um impulsionador para a geração de ideias) 

BRAINSTORMING (técnica para estimular a geração de um grande número de ideias num curto espaço de tempo permitindo ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade).

BRAINWRITING (técnica para gerar um grande número de ideias, em que todos os elementos envolvidos constroem nas ideias uns dos outros, potenciando a inteligência coletiva)  

No âmbito de um novo "Guião CAF 2.0" estas técnicas serão enquadradas e sugeridas para o processo de autoavaliação e programação das ações de melhoria.  

 

11-06-2019 Realizou-se a reunião dos Correspondentes Nacionais da CAF, em Bucareste, no âmbito da Presidência da UE

A reunião realizou-se no dia 6 de maio, no Palácio do Parlamento, onde estiveram representados 18 Estados Membros e  o Instituto Europeu de Administração Pública  EIPA, que coordenou.

Neste reunião foram abordados os seguintes tópicos:

  • partilha das experiências e estratégias de promoção da CAF nos Estados Membros (presentes na reunião);
  • reporte das atividades atuais e futuras do Centro de Recursos CAF do EIPA;
  • ponto de situação da revisão do modelo CAF 2020, estando prevista a sua conclusão no próximo semestre, durante a presidência da UE (Finlândia).

CAF - Palácio do Parlamento UE 

 

16-05-2019 DGAEP pretende melhorar o seu desempenho com a CAF

O projeto de aplicação da CAF na DGAEP visa, através da autoavaliação com base nos Critérios do modelo CAF, fazer o diagnóstico do desempenho da Direção-Geral e construir um plano de melhorias que permita aumentar a qualidade da prestação de serviços junto dos seus stakeholders. Esta é também uma oportunidade para reforçar a comunicação interna e a cultura organizacional da Direção-Geral.

Como entidade promotora do "Projeto CAF 2.0", no quadro das suas funções na dinamização do modelo Common Assessment Framework ao nível nacional, a DGAEP pretende igualmente testar a nova metodologia CAF 2.0, juntando-se neste desafio à SG MEC, DGO e DGERT.

Prevê-se que a implementação do Plano de Melhorias, que resultar do processo de autoavaliação, ocorra antes de Setembro de 2019.

16-05-2019 Projeto CAF 2.0 – “Promover a inovação através da CAF 2ª Geração”

A DGAEP encontra-se a desenvolver o projeto "CAF 2.0" , projeto que consiste na construção colaborativa de uma metodologia inovadora de aplicação do modelo CAF para melhoria dos serviços através da inovação organizacional. Este projeto conta, como parceiros, com a participação de diversas Secretarias-Gerais (SG MEC;  SG MTSSS; SG Justiça; SG MAI e SG Finanças) e, ainda, com a mentoria do LabX na fase da conceção de um Guião CAF 2.0 e respetivos instrumentos de apoio. Esta nova metodologia está a ser testada em projetos de aplicação da "CAF 2.0" na Direção-Geral do Orçamento, na Secretaria-Geral da Educação e Ciência e na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. As Equipas de autoavaliação destas três entidades terão oportunidade de participar no Workshop "Capacitação Imersiva em Design de Serviços" desenvolvido pelo LabX.

O projeto CAF 2.0 contempla ainda a candidatura ao reconhecimento externo "Effective CAF User" daquelas três entidades, prevendo-se a sua conclusão para o inicio do próximo ano.

Este projeto é dos projetos candidatos ao Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP) que viu reconhecido o respetivo mérito na Sessão de Entrega dos Certificados de Homologação de Projetos Experimentais de Inovação, que decorreu no passado dia 29 de março, no Salão Nobre da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, em Lisboa.

01-04-2019 2ª distinção “Effective CAF User” do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia do distrito de Viseu viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída, pela segunda vez, a distinção “Effective CAF User”.

O Processo de Feedback Externo da CAF incide sobre três pilares fundamentais: a qualidade da implementação do modelo CAF na organização; a forma como foram planeadas e implementadas as ações de melhoria; a assimilação de uma cultura de excelência (princípios TQM).

+ Info

14-03-2019 Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa e EQAVET, 2.ª edição

Já se encontra disponível no site da CAF-DGAEP a 2ª edição do "Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa e EQAVET", o qual introduz os novos indicadores de avaliação que a IGEC utilizará no âmbito do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas.

Não deixe de consultar aqui

12-02-2019 Notícias nacionais e europeias sobre a CAF

Caros utilizadores da CAF,

A última edição da CAF eNews foi divulgada em dezembro de 2018, tendo sido publicadas 19 edições entre 2017 e 2018. No âmbito de uma nova politica integrada de comunicação, as notícias sobre a CAF serão incorporadas na futura Newsletter da DGAEP, a qual será publicada e divulgada brevemente.

Concomitantemente, o Centro de Recursos CAF/DGAEP publicará regularmente, neste sítio, notícias sobre a CAF e CAF Educação.

Para saber mais sobre as atividades da CAF fora da esfera nacional sugere-se a consulta da Newsletter do Centro de Recursos CAF/EIPA, a qual poderá subscrever bastando clicar no botão do canto superior direito "subscribe".

Os temas em destaque da última edição CAF Newsletter 01/2019:

  • Os destaques da presidência romena do Conselho da União Europeia
  • Reunião da EUPAN de Diretores-Gerais da Administração Pública, em Viena
  • Melhor qualidade na educação no sudeste da Europa e o contributo da CAF neste processo