destaques

21-10-2021 Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto - reconhecimento externo "Effective CAF User

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Núcleo de Apoios Diretos dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico e do Porto (SASIPP), viram reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • ??Compromisso e envolvimento da liderança de topo no processo de autoavaliação organizacional;
  • Envolvimento, empenho e regozijo evidenciado pela EAA e demais colaboradores na organização e implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias;
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, disponibilidade e partilha dos colaboradores sobre o projeto CAF, bem como do conhecimento e práticas organizacionais;
  • Compromisso da liderança quanto aos objetivos fixados e ao bem-estar e satisfação dos colaboradores:
  • Orientação da SAS P.Porto para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação, gestão da qualidade e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de aprendizagem e melhoria do serviço prestado.

Parabéns!?

21-10-2021 Fundação do Desporto - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Fundação do Desporto, viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • Alinhamento do propósito do projeto com outras entidades do setor do desporto e juventude e sinergias reforçadas neste âmbito.
  • Autoavaliação (AA) com o modelo CAF enquadrada numa candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), o que comprometeu os diversos órgãos sociais com a prossecução da autoavaliação e plano de melhorias, apesar de alteração de órgãos sociais no início de 2020.
  • Líder da equipa de autoavaliação muito empenhado na realização de um exercício potenciador de melhorias.
  • Compromisso do atual Conselho de Administração com a implementação do PM, apesar de não ter sido responsável pelo lançamento do projeto.
  • Capacidade de concluir o exercício de autoavaliação e melhoria apesar da redução drástica de recursos humanos afetos ao projeto e das circunstâncias atípicas provocadas pelas medidas adotadas pelo Governo para gerir a propagação do vírus respiratório Sars-Cov 2.
  • Plano de Melhorias ambicioso com impacto em vários processos organizacionais.
  • Procura de oportunidades e não apenas de medidas corretivas para problemas identificados pela equipa de autoavaliação.

Parabéns!?

21-10-2021 Instituto Português do Desporto e Juventude - reconhecimento externo "Effective CAF User"

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) , viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição:

  • ??Compromisso da liderança de topo com o processo de autoavaliação organizacional face aos objetivos fixados e quanto ao bem-estar e satisfação dos colaboradores;
  • Envolvimento e empenho evidenciado pela EAA e demais colaboradores da organização na implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias;
  • A cultura organizacional evidenciada - empenho, disponibilidade e partilha de experiências vivenciadas na implementação do projeto CAF, bem como, do conhecimento e práticas organizacionais;
  • Orientação do IPDJ para a modernização administrativa e desenvolvimento organizacional, através do foco na utilização de metodologias de autoavaliação organizacional, desmaterialização, gestão da qualidade e de compromisso com as diferentes tipologias de público-alvo ou de cidadãos/clientes.

Parabéns!?

23-02-2021 Direção-Geral do Orçamento – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Direção-Geral do Orçamento (DGO), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta Direção-Geral:

Envolvimento da Direção de topo na coordenação dos trabalhos e no acompanhamento direto das várias ações de melhoria;

  • Equipa de autoavaliação empenhada, autodidata e rigorosa na pesquisa de evidências, bem como na análise da organização com base nos critérios do modelo CAF;
  • Celeridade na realização do exercício;
  • Plano de Melhorias ambicioso e com impacto em todas as unidades orgânicas da DGO;
  • Plano de Melhorias gerador de confiança no processo de autoavaliação uma vez que contém inúmeras ações com impacto direto no bem-estar dos colaboradores ou nos processos em que estes estão envolvidos;
  • Comunicação constante sobre o processo de autoavaliação e seus resultados junto dos colaboradores e dirigentes;
  • Forte impulso na gestão por processos, em particular, através da ferramenta construída para o efeito;
  • Forte apreensão do conceito de gestão com base no ciclo PDCA, não só pela equipa de autoavaliação, como também pela organização. Carecendo de avaliação mais detalhada, poderá esta apreensão resultar da ferramenta CAF 2.0 utilizada no diagnóstico, a qual procurou, entre outros, dar resposta a uma dificuldade habitualmente sentida pelas equipas de autoavaliação na análise dos processos com base no ciclo PDCA;
  • Forte investimento em ações de benchlearning com entidades externas na procura de boas práticas, o que constitui uma forma de potenciar a inovação.

Parabéns!


04-02-2021 Fórum digital "Towards Public Administration Reform and European Integration" - 17 fevereiro, 9h00-17h00 (CET)

Este Fórum digital sobre a CAF, organizado pelo Centro CAF do KDZ (Centro de Investigação em Administração Pública austríaco), pretende reunir especialistas, académicos e todas as pessoas interessadas na área da qualidade e gestão da mudança no sector público para celebrar o 20º aniversário do modelo CAF (Common Assessment Framework).

Neste Fórum serão abordados tópicos como:

  • Introdução à nova versão CAF2020
  • Apresentação de uma nova publicação  " Transforming Public Administration with CAF"
  • O futuro da CAF

A inscrição é gratuita.

Para mais informações sobre a inscrição, agenda e oradores:

https://hopin.com/events/caf-2020-towards-public-administration-reform-and-european-integration#booths

A conferência será realizada online através da ferramenta Hopin. Para esclarecer alguma dúvida remeter para parzer@kdz.or.at 


ver todos