A estrutura da CAF é composta por nove Critérios que identificam os principais aspetos a ter em conta numa análise organizacional. Os critérios 1 a 5 (os meios) dizem respeito às práticas de gestão de uma organização. Estes determinam o que a organização faz e como realiza as suas atividades para alcançar os resultados desejados. Nos critérios 6 a 9, os resultados alcançados ao nível dos cidadãos/ clientes, pessoas, responsabilidade social e desempenho-chave são avaliados através de medidas de perceção e medições do desempenho.

Cada critério está dividido num conjunto de subcritérios. Os 28 subcritérios identificam as principais questões a considerar quando se avalia uma organização. Estes, por sua vez, são ilustrados com exemplos que descrevem o seu conteúdo mais pormenorizadamente e sugerem possíveis áreas a melhorar, os quais representam um grande número de boas práticas europeias.

Modelo Caf

Evolução do modelo CAF:

A nova CAF 2020 é a quinta versão do modelo, o qual é revisto periodicamente para melhor responder ao desenvolvimento e evolução da gestão pública e da sociedade. A CAF 2020 sucede assim às versões CAF 2000, CAF 2002, CAF 2006 e CAF 2013.

As atualizações da última versão da CAF incidiram essencialmente na transformação digital, agilidade organizacional/ capacidade de mudança, sustentabilidade e diversidade.

Consultar o Modelo CAF 2020, o qual contém o referencial para realizar a autoavaliação.

Consultar

Dúvidas: caf@dgaep.gov.pt