No Passo 1 do processo de aplicação da CAF deve assegurar que sejam concretizados os seguintes aspetos:
- Decisão de proceder a uma autoavaliação no serviço com base no modelo CAF. Esta decisão cabe ao gestor de topo da organização.
- A gestão de topo designa o líder do projeto, o qual será o principal responsável pela dinamização do processo, tendo em atenção as suas competências técnicas e as qualidades pessoais e não apenas a posição que ocupa na organização.
- Pesquisa de informação sobre a CAF.
- Pesquisa de organizações que já utilizaram a CAF e que tenham vontade de partilhar a respetiva experiência e convite para participar numa sessão de apresentação do projeto na organização.
- Planeamento do projecto, o que inclui as decisões fundamentais tomadas pela gestão, designadamente:
- Objetivos e âmbito da autoavaliação (global ou sectorial);
- Metodologia (optar por projeto-piloto; fases de aplicação da CAF; escolha do sistema de pontuação; opção de aplicação, em simultâneo, de questionários complementares (os modelos de questionários para Clientes e Trabalhadores estão disponíveis na área dos Materiais de Apoio)
- Recursos materiais e humanos necessários e papel dos diferentes intervenientes.
- Elaborar um Plano de Risco
Materiais de apoio: