No Passo 1 do processo de aplicação da CAF deve assegurar que sejam concretizados os seguintes aspetos:

  • Decisão de proceder a uma autoavaliação no serviço com base no modelo CAF. Esta decisão cabe ao gestor de topo da organização.
  • A gestão de topo designa o líder do projeto, o qual será o principal responsável pela dinamização do processo, tendo em atenção as suas competências técnicas e as qualidades pessoais e não apenas a posição que ocupa na organização.
  • Pesquisa de informação sobre a CAF.
  • Pesquisa de organizações que já utilizaram a CAF e que tenham vontade de partilhar a respetiva experiência e convite para participar numa sessão de apresentação do projeto na organização.
  • Planeamento do projecto, o que inclui as decisões fundamentais tomadas pela gestão, designadamente:
    • Objetivos e âmbito da autoavaliação (global ou sectorial);
    • Metodologia (optar por projeto-piloto; fases de aplicação da CAF; escolha do sistema de pontuação; opção de aplicação, em simultâneo, de questionários complementares (os modelos de questionários para Clientes e Trabalhadores estão disponíveis na área dos Materiais de Apoio)
    • Recursos materiais e humanos necessários e papel dos diferentes intervenientes.
  • Elaborar um Plano de Risco

Materiais de apoio: