No Passo 4 do processo de aplicação da CAF deve assegurar que sejam concretizados os seguintes aspetos:

  • Participação do líder do projeto numa ação de formação sobre a CAF. Sendo este o responsável pelo projeto, torna-se muito importante que este beneficie de formação aprofundada sobre o modelo de modo a estar habilitado a conduzir o processo, bem como a gerir a formação da EA e de outras partes interessadas.
  • Participação da gestão de topo e de nível intermédio numa ação de formação, de forma voluntária, para aumentar o conhecimento e a compreensão sobre os conceitos da Gestão da Qualidade Total e sobre a autoavaliação com base no modelo CAF. Para estes destinatários poderá ser suficiente uma ação de sensibilização ou a consulta de informação clara e concisa complementada com uma sessão de esclarecimento de dúvidas organizada pelo líder do projeto.
  • Formação da(s) equipa(s) de autoavaliação. Esta formação pode ser organizada e conduzida pelo líder do projeto. Em seguida apresentam-se os conteúdos mais importantes que devem fazer parte da formação da EA:
    • Componente teórica: estrutura do modelo CAF (Critérios e Subcriterios) e sistema de pontuação; principais conceitos, incluindo os princípios da Excelência; fases do processo de autoavaliação; priorização de ações e elaboração do plano de melhorias; Processo de Feedback Externo.
    • Exemplos de exercícios práticos: identificação dos processos-chave; avaliação em conjunto de um subcritério de Meios e outro de Resultados, incluindo a pontuação; ensaio de elaboração de um plano de melhorias.
  • Disponibilização à equipa, pelo líder de projeto, de um conjunto de documentos e informação relevante necessários para avaliar a organização de forma eficaz.