No Passo 9 do processo de aplicação da CAF devem ser observados os seguintes aspetos:

  • Implementação das ações de melhoria baseada numa abordagem adequada e consistente, que inclui:

    • Um processo de monitorização e avaliação. As fichas das ações de melhoria, o cronograma de execução do plano de melhorias e os mecanismos de revisão e controlo constituem instrumentos para monitorizar o processo de implementação das ações;
    • Prazos e resultados esperados definidos de forma clara;
    • Responsável para cada ação (coordenador), assim como devem ser considerados os diferentes cenários para as ações mais complexas.
  • Implementação das ações de melhoria de acordo com o ciclo PDCA.

Qualquer processo de melhoria do desempenho deve ter por base uma monitorização regular da implementação e a avaliação dos resultados e impactos. Através da monitorização é possível ajustar, no decurso da implementação, o que foi planeado e avaliar (resultados e impactos), e verificar o que foi alcançado e qual o seu impacto total.

Para melhorar é necessário estabelecer formas de medir o desempenho das ações (indicadores de desempenho, critérios de sucesso, etc.). Para retirar o máximo proveito das ações de melhoria estas devem ser integradas nos processos habituais da organização.

A implementação de planos de melhoria promove o uso permanente de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard, inquéritos de satisfação dos clientes e colaboradores, sistemas de gestão do desempenho, entre outros.

Utilizar o ciclo PDCA para gerir o plano de melhorias implica também uma nova avaliação com o modelo CAF.