As normas da família ISO 9000 foram desenvolvidas para apoiar as organizações, de qualquer tipo e dimensão, na implementação e gestão de sistemas da qualidade eficazes.

A ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade; a ISO 9001 especifica os requisitos de um sistema de gestão da qualidade; a ISO 9004 fornece as linhas de orientação para a melhoria de desempenho e a ISO 19011 dá orientação para a execução de auditorias a sistemas de gestão da qualidade.

Quando traduzidas e adaptadas ao contexto nacional as normas transformam-se em normas da família NP EN ISO 9000. A versão em vigor da norma respeitante aos requisitos do sistema de gestão da qualidade é a NP EN ISO 9001:200. A certificação do sistema de gestão da qualidade, de acordo com esta norma, traduz o reconhecimento da organização pela conformidade dos seus produtos e serviços, a satisfação dos seus clientes e a preocupação com processos concretos de melhoria contínua.

A aplicação da CAF numa organização pode evidenciar a necessidade da certificação do serviço com normas NP EN ISO 9000, designadamente se a organização pretender investir na reorganização dos seus processos de trabalho.

Para saber mais sobre Normas ISO e Certificação da Qualidade www.iso.org/iso/home.htm

Protocolo DGAEP e APCER

A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público e a Associação Portuguesa de Certificação (APCER) celebraram em Abril de 2008 um Protocolo de Colaboração no âmbito da promoção e divulgação de conhecimentos e práticas nos domínios da certificação de sistemas de gestão e da gestão da qualidade.

Considerando que os processos de certificação se mostram crescentemente associados ao aumento da produtividade e à modernização das organizações e serviços, esta colaboração tem como principal objectivo o desenvolvimento de produtos de divulgação de referenciais e modelos de gestão pela qualidade, especialmente vocacionados para os Organismos e Serviços Públicos.

Do protocolo resultará a elaboração de guias de interpretação da aplicação da norma NP EN ISO 9001:2000 na Administração Pública, à semelhança do Guia Interpretativo da NP EN ISO 9001:2000 na Administração Pública Local editado pela APCER em Outubro de 2007 e em cuja revisão a DGAEP teve uma breve participação, e ainda um guia de comparação entre o modelo CAF e a NP EN ISO 9001:2000.

Constitui outro objectivo deste protocolo a possibilidade dos organismos e serviços públicos acederem, com condições vantajosas a estudar caso a caso, aos serviços, acções de formação, seminários e outros eventos relacionados com a Gestão e Certificação da Qualidade, promovidos pela APCER.

Informações sobre a APCER disponíveis em:

APCER – Associação Portuguesa de Certificação
Sede - Edifício Serviços Exponor, 2º andar
Avenida Dr. António Macedo
4450-617 Leça da Palmeira
Tel.: 229 993 600 / Fax: 229 993 601
E-mail: info@apcer.pt
www.apcer.pt

Protocolo DGAEP e APCER