Esta metodologia apoia-se em conceitos primordiais da gestão da qualidade total, como a orientação para clientes, a gestão por processos, a melhoria continua, a gestão de desempenho, entre outros.

O Balanced Scorecard (BSC) apresenta uma evolução significativa desde a sua utilização inicial como mero instrumento de avaliação do desempenho organizacional, para um ferramenta mais completa que ajuda a planear, executar e avaliar a estratégia da organização.

Os seus indicadores, estruturados em 4 perspectivas - inovação e liderança, processos internos, clientes e gestão financeira - estabelecem entre si relações de causa-efeito, as quais são baseadas em hipóteses que permanentemente têm de ser revistas, num processo claro de melhoria contínua.

É igualmente útil como ferramenta de comunicação da gestão, como via para informar os colaboradores da organização e as partes interessadas em que medida a organização está a cumprir o seu planeamento estratégico.

O BSC é cada vez mais utilizado no sector público da Europa e na Administração Pública Portuguesa, sendo essencial salientar que pode ser utilizado no contexto da avaliação do desempenho organizacional com o modelo CAF.

A aplicação da CAF numa organização pode evidenciar a necessidade da utilização do BSC, designadamente se a organização pretender investir ao nível do planeamento estratégico e monitorização dos resultados.

Existem várias experiências de aplicação dos 2 modelos no mesmo serviço. Conheça algumas destas experiências: Improving coherent policy development by common dashboards; Create a partnership between CAF and BSCCAF & BSC in the Vienna City Administration.

Para saber mais sobre Balanced ScoreCard www.balancedscorecard.org