Pessoa responsável pela concepção, melhoria e desempenho do processo, bem como pela coordenação e integração do processo dentro da organização. As suas responsabilidades incluem:
? Compreensão do processo: como é realizado na prática?
? Definição do objectivo do processo: de que forma se enquadra na visão da organização? Quem são as partes interessadas quer a nível interno, quer externo, e quais são as suas expectativas? Como é que um processo se relaciona com outros processos?
? Comunicação do processo às partes interessadas internas e externas.
? Monitorização e avaliação do processo: Qual o grau de eficiência e eficácia do processo?
? Submissão do processo a Benchmarking: Qual é o desempenho de outras organizações e o que podemos aprender com elas?
? Visionamento do processo: Qual a visão a longo prazo do processo e o que é que a organização necessita de fazer para alcançar esse cenário?
? Relatório do processo: O que é que pode ser melhorado? Quais são as fraquezas e como é que estas podem ser ultrapassadas?
Aplicando estes passos o dono do processo tem a possibilidade de melhorar continuamente o processo.