Glossário
É um instrumento de gestão que visa a construção de um conjunto de indicadores quantitativos que permitem avaliar a capacidade da organização para cumprir a sua missão e objectivos estratégicos. Estes indicadores estruturam-se em torno de 4 perspectivas: inovação e liderança, processos internos, clientes e gestão financeira. Os indicadores de cada uma das perspectivas estabelecem entre si relações de causa-efeito, as quais são baseadas em hipóteses que permanentemente têm de ser revistas.
O BSC é também muito útil como ferramenta de comunicação da gestão, como via para informar os colaboradores da organização e as partes interessadas em que medida a organização está a cumprir o planeamento estratégico.
O Balance Scorecard é cada vez mais utilizado no sector público da Europa. É importante salientar que o BSC pode ser utilizado no contexto da avaliação com o modelo CAF.
Um resultado alcançado com elevada pontuação (por vezes definida como sendo «best-in-class/melhor prática», ver Benchmarking em seguida); referência ou medida padrão para comparação; ou um nível de desempenho que é reconhecido como sendo o padrão de excelência para um processo específico.
Existem inúmeras definições de benchmarking mas as palavras-chave são «comparar com os outros».
O benchmarking consiste simplesmente em «fazer comparações com outras organizações e depois aprender as lições retiradas dessas comparações». (Fonte: European Benchmarking Code of Conduct).
Na prática, o benchmarking geralmente engloba:
- Comparação regular de aspectos do desempenho (funções ou processos) com as organizações que se consideram ter boas práticas. Por vezes, essa referência é feita para best in class/melhor prática, mas como nunca se pode ter a certeza de qual a melhor, é preferível a expressão «boa prática»;
- Identificação de deficiências no desempenho;
- Procura de novas abordagens para introduzir melhorias no desempenho;
- Implementação de melhorias;
- Monitorização do progresso alcançado e avaliação dos benefícios.
Nas administrações públicas europeias, o benchmarking centra-se geralmente nos aspectos da aprendizagem, sendo hoje em dia mais comum falar-se em «Bench learning» como sendo uma forma de aprender como melhorar através da partilha do conhecimento, da informação e, por vezes, dos recursos. Reconhece-se que constitui um modo eficaz para introduzir a mudança organizacional. Reduz os riscos, é eficiente e poupa tempo.
O benchmarking estratégico é utilizado quando as organizações procuram melhorar o seu desempenho global através da análise de estratégias de longo prazo e iniciativas gerais que tenham conduzido a elevados níveis de desempenho e sucesso. Envolve a comparação de aspectos fundamentais, nomeadamente as competências essenciais; o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a mudança nas actividades ou a melhoria da capacidade para lidar com mudanças no ambiente envolvente.
Direcção do fluxo da informação ou da decisão, no seio de uma organização, dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos superiores. O oposto designa-se por top-down.
Ferramenta para trabalho em equipa que é utilizada para gerar ideias, de forma livre, num curto período de tempo, provenientes de um grupo de pessoas. A regra mais importante é evitar qualquer tipo de críticas durante a fase de produção de ideias.