Destaques

Resultados do questionário no âmbito do projeto Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF

Publicada em: 25-02-2022

A DGAEP está a participar no projeto conjunto da OCDE e UE (Strengthening the resilience of public administration after the COVID19 crisis with CAF). Este projeto pretende analisar de que forma as organizações do setor público, nos Estados Membros, lidaram com os efeitos da crise pandémica, nomeadamente através da partilha de práticas desenvolvidas e inovadoras, que surgiram para dar resposta a este problema e aumentar a resiliência das organizações.

Os primeiros resultados do projeto, que foram apresentados a 3 de fevereiro, incluem as respostas ao questionário lançado a nível europeu, de 174 organismos de 23 países.  Os resultados evidenciam a utilidade da CAF, referindo que os utilizadores CAF estão mais preparados para se adaptarem a novas situações. Os critérios CAF, que mais se destacaram no período em análise, foram principalmente: "Pessoas" e "Processos". Como prioridades, de longo prazo, foram referidas a digitalização, a inovação, a gestão da força de trabalho e a resiliência, as quais mudaram comparativamente com as prioridades pré-crise COVID. De acordo com as respostas, as organizações ao nível local tiveram maior dificuldade de preparação e adaptação. Cerca de 2/3 dos respondentes espera que novas práticas de trabalho possam ter impacto positivo na sustentabilidade e na pegada climática da organização.