A CAF em Portugal

O Centro de Recursos CAF nacional está sediado na DGAEP, entidade responsável pela promoção da CAF em Portugal e pela representação nacional no grupo europeu de peritos sobre a CAF (CAF working group) que coordena a evolução e disseminação do modelo a nível europeu.

Portugal tem desde o início acompanhado e participado no desenvolvimento do modelo Common Assessment Framework (CAF), tendo participado na criação da 1ª versão (CAF 2000) e nas subsequentes revisões desde a CAF 2006 à CAF 2020.

A dinamização da utilização da CAF em Portugal começou por ser responsabilidade do Secretariado para a Modernização Administrativa (SMA). No entanto, após a sua extinção, em 2001, foi assumida pelo Instituto para a Inovação na Administração do Estado, após a extinção do SMA em 2001, organismo que veio a ser extinto no decorrer de 2002.

Desde outubro de 2002, que a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) é o organismo responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação das iniciativas de divulgação e implementação da CAF na Administração Pública Portuguesa.