Critérios de priorização das ações de melhoria

Apresentam-se em seguida duas formas de priorização das AM:

Critério 1 – Impacto no desempenho organizacional

Impacto Elevado Impacto Médio Impacto Baixo
5 Pontos 3 Pontos 1 Ponto

Terá um impacto significativo em mais do que um objetivo da organização ou indicadores de desempenho.

Terá algum impacto em pelo menos um objetivo da organização ou indicador de desempenho.

É improvável que tenha impacto em qualquer objetivo da organização ou indicador de desempenho.

Critério 2 – Capacidade e Recursos

Capacidade Elevada Capacidade Média Capacidade Baixa
5 Pontos 3 Pontos 1 Ponto

Pode ser implementada no curto prazo.
Requer poucos recursos materiais e humanos para ser alcançada.
Pode ser controlada pela organização.

É possível implementar no curto prazo.
Requer um número razoável de recursos para ser alcançada.
Pode ser controlada pela organização.

Improvável de ser implementada no curto prazo.
Requer um número significativo de recursos para ser alcançada.
Depende de fatores externos à organização.

Critério 3 – Satisfação dos serviços/cidadãos/clientes

Satisfação Elevada Satisfação Média Satisfação Baixa
5 Pontos 3 Pontos 1 Ponto

A ação tem impacto direto na melhoria da satisfação do serviço/ cidadão/cliente.

A ação tem impacto indireto na melhoria da satisfação do serviço/cidadão/cliente.

Impacto improvável na satisfação do serviço/ cidadão/cliente.

O gestor de topo pode aceitar esta proposta de critérios de priorização, ou definir outros que considere mais apropriados.