O que é a CAF

O que é a CAF

A Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework - CAF) é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do sector público dos países europeus a aplicar as técnicas da Gestão da Qualidade Total, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.

A sua criação foi inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (European Foundation for Quality Management ou EFQM) e no modelo da Universidade Alemã de Ciências Administrativas, em Speyer.

Objetivos

A CAF tem 4 objetivos principais:

  1. Introduzir uma cultura de excelência na Administração Pública;
  2. implementar progressivamente a lógica PDCA (Planear, Executar, Rever, Ajustar); 
  3. realizar um processo de autoavaliação, com o objetivo de obter um diagnóstico da organização; 
  4. elaborar um diagnóstico que mostre os pontos fortes e as áreas a melhorar, ajudando na definição de ações de melhoria.

Destinatários

Todos os sectores da Administração Pública. Pode ser aplicada em organizações públicas da administração central, regional e local. Pode também ser utilizada em diversas circunstâncias, como por exemplo como parte de um programa de reforma sistemático ou como forma de alcançar melhorias num serviço público específico. Em alguns casos, e especialmente em grandes organizações, a autoavaliação pode também ser realizada numa parte da organização, como por exemplo numa determinada divisão ou departamento selecionado para o efeito.

Vantagens da CAF

Condições de sucesso para implementar a CAF

A implementação da CAF numa organização implica a existência de algumas condições de sucesso, designadamente:


ยป Modelo CAF