Reconhecimento Externo DGAEP

"Effective CAF User" (representação gráfica do Processo de Feedback Externo da CAF)

Os utilizadores do modelo Common Assessment Framework (CAF) podem  ver reconhecidos os seus esforços através do Processo de Feedback Externo da CAF, implementado nas administrações públicas europeias e coordenado, em Portugal, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que assume a responsabilidade de Organizador Nacional deste Processo.

Os principais objetivos do Processo de Feedback Externo são os seguintes:

O Processo de Feedback Externo incide sobre três pilares fundamentais:

  1. A qualidade da implementação do modelo CAF na organização;
  2. A forma como foram planeadas e implementadas as ações de melhoria;
  3. A assimilação de uma cultura de excelência (princípios TQM) na organização.

O parecer externo é fornecido por Agentes Externos, devidamente certificados para o efeito e conhecedores dos princípios TQM, que realizam uma visita à organização e recolhem evidências sobre a forma como a organização planeou, implementou e acompanhou o processo de autoavaliação com base na CAF.

Terminado o processo de feedback externo, e perante uma avaliação positiva da organização, ser-lhe-á emitida a distinção internacional de "Effective CAF User".

Para obter informação global e aprofundada sobre o Processo de Feedback Externo da CAF deve consultar o Guia do Utilizador do Processo de Feedback Externo da CAF

Consulte o separador Candidatura para obter mais informações e conheça aqui as organizações públicas nacionais distinguidas como "Effective CAF User".