CAF e Outros Modelos

A gestão da qualidade total centra-se em procedimentos e processos diferenciados cuja aplicação conjunta potencia fortemente a melhoria contínua e a qualidade de produtos e serviços nas organizações públicas, maximizando o seu valor para todas as partes interessadas.

Existem diversos modelos e instrumentos da gestão da qualidade total que podem ser aplicados em conjunto com a CAF, sendo utilizados com muita frequência, o modelo de Reconhecimento de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), as Normas ISO 9000 e o Balanced ScoreCard .

EFQM  
O Modelo de Excelência desenvolvido pela EFQM, inspirador da CAF, é uma ferramenta prática que visa posicionar as organizações no caminho para a Excelência, ajudando-as a compreender as suas lacunas e a estimular a identificação de soluções no sentido da melhoria contínua.

BALANCED SCORECARD
É um instrumento de gestão que visa a construção de um conjunto de indicadores quantitativos que permitem avaliar a capacidade da organização para cumprir a sua missão e objectivos estratégicos.

NORMAS ISO
A Organização Internacional para a Normalização (International Organization for Standardization ou ISO) é uma rede global que identifica as normas internacionais exigidas às empresas, governos e sociedade, desenvolve-as, mediante procedimentos transparentes, com os contributos nacionais e em parceria com os sectores que as adoptam, e divulga-as para serem implementadas em todo o mundo.