A CAF na europa e no mundo

A Estrutura Comum de Avaliação resultou da cooperação de sucessivas Presidências da União Europeia (Reino Unido e Áustria em 1998, Alemanha e Finlândia em 1999 e Portugal em 2000).

A versão final da CAF foi produzida e testada durante as Presidências Finlandesa e Portuguesa (segundo semestre de 1999 e primeiro semestre de 2000, respetivamente).

Durante 1.ª Conferência da Qualidade para as Administrações Públicas da U.E - Partilhar as Melhores Práticas, que se realizou em Lisboa, durante a Presidência Portuguesa, nos dias 10 a 12 de Maio de 2000, os responsáveis pelas Administrações Públicas dos quinze EM comprometeram-se a divulgar e a promover a utilização da CAF nos respetivos países.

Em 2001 foi criado o Grupo dos Correspondentes Nacionais (CAF National Correspondents ou CAF-Network), no âmbito da Rede EUPAN (European Public Administration Network), o qual constitui uma rede informal dos Diretores-gerais responsáveis pelas Administrações Públicas nos Estados-membros, a Comissão Europeia e países com estatuto de Observador (mais informações aqui).

A rede de Correspondentes Nacionais da CAF é composta pelos peritos, responsáveis pela promoção da CAF a nível nacional, e pelo Centro de Recursos da CAF do European Institute of Public Administration (EIPA), que, em regra, preside às reuniões que se realizam, pelo menos, uma vez por semestre.

Portugal é representado na Rede de Correspondentes Nacionais pela DGAEP.