"Effective CAF User"
Os utilizadores do modelo Common Assessment Framework (CAF) podem ver reconhecidos os seus esforços através do Processo de Feedback Externo da CAF, implementado nas administrações públicas europeias e coordenado, em Portugal, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que assume a responsabilidade de Organizador Nacional deste Processo.
Os principais objetivos do Processo de Feedback Externo são os seguintes:
- Apoiar a qualidade da implementação do modelo CAF e o seu impacto na organização;
- Aferir se a organização está a assimilar os valores da TQM como resultado da aplicação da CAF;
- Apoiar e renovar o entusiasmo na organização para a melhoria contínua;
- Promover a revisão pelos pares e o bench learning;
- Recompensar as organizações que efetivamente deram início à jornada da melhoria contínua em direção à excelência, sem julgar o nível obtido;
- Facilitar a participação dos utilizadores da CAF nos Níveis de Excelência da EFQM.
O Processo de Feedback Externo incide sobre três pilares fundamentais:
- A qualidade da implementação do modelo CAF na organização;
- A forma como foram planeadas e implementadas as ações de melhoria;
- A assimilação de uma cultura de excelência (princípios TQM) na organização.
O parecer externo é fornecido por Agentes Externos, devidamente certificados para o efeito e conhecedores dos princípios TQM, que realizam uma visita à organização e recolhem evidências sobre a forma como a organização planeou, implementou e acompanhou o processo de autoavaliação com base na CAF.
Terminado o processo de feedback externo, e perante uma avaliação positiva da organização, ser-lhe-á emitida a distinção internacional de "Effective CAF User".
Para obter informação global e aprofundada sobre o Processo de Feedback Externo da CAF deve consultar o Guia do Utilizador do Processo de Feedback Externo da CAF
Consulte o separador Candidatura para obter mais informações e conheça aqui as organizações públicas nacionais distinguidas como "Effective CAF User".