destaques

05-04-2024 Formação CAF em Barcelona

A ação de formação "CAF Success Decoded: Leadership Commitment and Agile Management", irá realizar-se de 22 a 24 de maio, em Barcelona. Esta formação é da responsabilidade do EIPA - Instituto Europeu de Administração Pública.

Saiba mais aqui.


05-04-2024 Reunião Correspondentes Nacionais CAF no EIPA, em Maastricht

Realizou-se no passado dia 20 de março, no EIPA - Instituto Europeu de Administração Pública, em Maastricht, a reunião semestral de Correspondentes Nacionais CAF.

Saiba mais aqui.


05-04-2024 Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • Tomada de decisão da liderança de topo na realização do processo de autoavaliação do AGEVC e renovação do reconhecimento de ECU;
  • Compromisso e envolvimento inequívoco da liderança e docentes e demais colaboradores em processos de mudança e de inovação pedagógica e organizacional;
  • Orientação do AGEVC para processos de mudança, com foco em metodologias de autoavaliação, escuta ativa e de proximidade dos alunos, numa lógica de melhoria dos serviços prestados/resultados dos alunos, promovendo a coesão e uma tomada de decisão participada.
  • Envolvimento, compromisso e o "cuidar" dos alunos, evidenciado pelos docentes e colaboradores não docentes do AGEVC em projetos de acompanhamento, mudança e melhoria, tendo presente que os resultados dos alunos são o reflexo da sua integração e acompanhamento em proximidade.
  • Integração da estratégia e do projeto educativo com metodologias de melhoria contínua.
  • Clima organizacional evidenciado no Agrupamento/Escolas, que vai além da obtenção de resultados individuais dos alunos e da organização.

Parabéns!

05-04-2024 Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos em Felgueiras distinguido como “Effetive CAF User”

Após procedimento de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos foi reconhecido pelo seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User". No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição: 

  • O Diretor e a sua equipa estão comprometidos e motivados com o processo de autoavaliação (AA);
  • A líder de projeto conhece profundamente o AE, tem formação e experiência de AA, designadamente no modelo CAF-Educação;
  • Foi definido um plano de comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi possível consultar o dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF-Educação;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto;
  • O AE demonstra estar no nível de maturidade no domínio da "orientação para os resultados", tendo definidos objetivos e resultados esperados, implementando mecanismos de monitorização e avaliação do seu cumprimento.

Parabéns!


22-12-2023 CAF apoia a implementação do Espaço Administrativo Europeu (ComPAct)

No passado dia 27 de novembro, na reunião de Diretores Gerais da Administração Pública, da EUPAN em Madrid, a Diretora do Centro Europeu de Recursos CAF, Gracia Vara Arribas, apresentou uma visão geral da importância do Espaço Administrativo Europeu (ComPAct) para a rede CAF. Saiba mais aqui.


ver todos