Destaques

Agrupamento de Escolas Figueira Mar, apresenta boa prática no 7º Evento Europeu da CAF

Publicada em: 27-12-2016

No dia 30 de novembro, em Bratislava, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, partilhou a sua experiência de sucesso com a utilização da CAF (Estrutura Comum de Avaliação para o setor público), no 7º Evento Europeu da CAF.

O Agrupamento de Escolas Figueira Mar tem traçado um caminho com a aplicação da CAF Educação, desde o ano da agregação das suas 7 escolas, em 2012/2013.

Incorporou nas suas práticas a autoavaliação, o que permitiu lançar o desafio do Plano de Melhoria:

 

  • Foram definidos eixos estratégicos comuns aos diferentes níveis de ensino (educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), restruturando o Projeto Educativo, o Regulamento Interno, o Plano Anual de Atividades e os Boletins Estatísticos. Tal tem melhorado o planeamento, a monitorização e avaliação dos resultados pelos departamentos.
  • Foram criados dossiês de integração para professores, alunos e pais, com avaliação muito positiva por parte dos utilizadores.
  • Foram intensificados os canais de comunicação, como o e-mail institucional, a reformulação do website, o acesso dos pais à plataforma GIAE on line e a divulgação de atividades na imprensa.
  • Foram aplicados questionários de satisfação aos stakeholders (alunos, pais, assistentes técnicos e operacionais e parceiros). Destacaram-se positivamente a liderança, a organização administrativa, a gestão de recursos e as estratégias educativas.

 

O Agrupamento replica um DNA de excelência, tendo sido a 1ª instituição escolar pública em Portugal a obter o reconhecimento "Effective CAF USER" e "Commited to Excellence - 1 star".

É um desafio contínuo, conseguido com o empenho dos professores, funcionários, alunos, encarregados de educação e parceiros.

Veja a apresentação (Workshop 11.2)

Contacto: direção@aefigueiramar.pt

AEFM


Evento CAg AEFM

Tamanho do texto A|A|A