Destaques

Toolkit para serviços públicos – técnicas úteis para usar nos projetos de implementação da CAF

Publicada em: 16-08-2019

A AMA desenvolveu um Toolkit para Serviços Públicos Centrados no Cidadão onde são apresentadas, e demonstradas na prática, algumas técnicas usadas nos projetos do LabX, cuja abordagem metodológica consiste em investigar, cocriar (ou conceber) e experimentar.

No âmbito do processo de autoavaliação, com base na CAF, podem ser usadas algumas destas técnicas, que ajudem, por um lado, a organizar sessões estruturadas com partes interessadas e, por outro, na geração de ideias inovadoras para resolver os problemas (pontos fracos) que foram identificados no diagnóstico.

Deste Toolkit destacamos algumas técnicas que podem ajudar os utilizadores da CAF:

DIAGRAMA DE AFINIDADES (para agrupar um grande número de informação ou ideias em grupos conforme a afinidade que demonstram entre si e, assim, criar conhecimento coletivo sobre os dados do projeto em curso).

DIAGRAMA DE EQUIPA (ferramenta para desenvolver alinhamento dentro das equipas de trabalho).

COMO PODEMOS NÓS... (técnica para enquadrar um problema e formular hipótese/s para o resolver. Permite iniciar de forma estruturada atividades de brainstorming e constitui um impulsionador para a geração de ideias) 

BRAINSTORMING (técnica para estimular a geração de um grande número de ideias num curto espaço de tempo permitindo ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade).

BRAINWRITING (técnica para gerar um grande número de ideias, em que todos os elementos envolvidos constroem nas ideias uns dos outros, potenciando a inteligência coletiva)  

No âmbito de um novo "Guião CAF 2.0" estas técnicas serão enquadradas e sugeridas para o processo de autoavaliação e programação das ações de melhoria.