A CAF na Europa

Em 1998 os Directores-Gerais das Administrações Públicas da União Europeia (UE) criaram um grupo diretor constituído por peritos para organizar a cooperação entre os 16 membros (os 15 e a Comissão) no domínio das permutas e cooperação internacionais no que concerne à evolução da administração pública, nomeadamente na prestação de serviços públicos modernos e inovadores.

A Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework - CAF) resultou da cooperação de sucessivas Presidências da União Europeia (Reino Unido e Áustria em 1998, Alemanha e Finlândia em 1999 e Portugal em 2000) e foi desenvolvida sob a égide do Grupo de Serviços Públicos Inovadores (Innovative Public Services Group - IPSG).

O Centro de Recursos CAF (CAF Resource Centre - RC), criado em 2001 no Instituto Europeu de Administração Pública (European Institute of Public Administration - EIPA), tem como missão difundir informação atualizada relativa ao modelo CAF, promover a sua aplicação nos diversos Estados-Membros e proporcionar formação e consultoria sobre a matéria.

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